Plano de saúde para MEI_1 vida:
O MEI_Microempreendedor Individual poderá contratar um plano de saúde empresarial, inclusive para apenas uma pessoa (ele mesmo).
Através do MEI é possível contratar planos, que não comercializam produtos para pessoa física. Porém, somente algumas operadoras permitem a contratação de apenas 1 vida pelo CNPJ (FIGURAS ACIMA ACIMA).
Conheça algumas regras e condições para contratação?
Aqui estão as regras e condições essenciais para você contratar:
1. Requisito de Tempo de CNPJ
A ANS (Agência Nacional de Saúde) permite que as operadoras exijam um tempo mínimo de abertura:
-
Regra Geral: O CNPJ MEI deve estar ativo há pelo menos 6 meses.
-
Exceções: Algumas operadoras (como NotreDame Intermédica, Porto Saúde e algumas regionais) podem aceitar contratos com CNPJs mais recentes (menos de 90 dias).
2. Quantidade de Vidas
-
Plano de 1 Vida: Operadoras como Hapvida NotreDame, Total MedCare e Unimeds locais possuem linhas específicas para o MEI contratar sozinho.
-
Plano de 2 ou 3 Vidas: Algumas seguradoras maiores exigem um mínimo de 2 vidas (o MEI + 1 dependente, que pode ser cônjuge ou filho).
3. Diferença de Custos e Reajustes
Esta é a parte que exige mais atenção na sua decisão:
-
Preço Inicial: O plano MEI chega a ser 20% a 40% mais barato que um plano Pessoa Física ou por Adesão no momento da contratação.
-
O Reajuste Anual: Diferente do plano Pessoa Física (limitado pela ANS), o reajuste do MEI é livre. Ele é calculado com base na “sinistralidade” (o quanto o grupo de empresas daquela operadora usou o plano). Historicamente, esses reajustes costumam ser maiores que o teto da ANS para pessoas físicas.
